Visitantes pelo mundo

Contato/Aulas de Inglês

email: tadeuabranches@hotmail.com

(Aulas individuais ou em grupos)


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Liberte-se de você mesmo


Em muitos anos trabalhando como professor de inglês tive muitos tipos diferentes de alunos. Há muitos deles que já estudaram em várias escolas diferentes. Entram numa escola, estudam por um tempo, não gostam ou não conseguem aprender e trocam de escola. Fazem isso várias vezes e mesmo assim não têm um bom resultado. Você também já passou por isso?

Será que nenhuma escola é boa para você?

Muitas vezes nós acreditamos que mudando de lugar vamos nos livrar de todos os nossos problemas. E assim mudamos de emprego, ou de casa, ou de escola, ou até de marido ou mulher. Tentamos buscar soluções escapando dos nossos problemas.

Só que quando nós vamos para qualquer lugar, nos levamos junto o problema. E não conseguimos escapar de nós mesmos. E muitas vezes o problema somos nós, a nossa atitude para com o aprendizado de inglês.

Não adianta ficar mudando de escola. O problema pode ser você! Pode ser que você esteja insistindo em estudar de um jeito que não dá certo para você. A mudança precisa partir de dentro. Se você mudar o seu jeito de estudar, tudo pode melhorar.

Talvez você esteja procurando uma escola onde você aprenda sem esforço. Vai procurar muito e não vai achar. A mudança precisa ser sua.

Talvez você esteja procurando um professor que não te corrija quando você erre. Você acha muito chato o professor pegar no seu pé cada vez que você comete um erro. Não adianta escapar do professor! Tente escapar desse seu hábito. Aceite a correção como uma coisa positiva. Ela vai fazer você aprender mais.

Escapar das coisas é fácil. É só fugir e deixar tudo para trás. Mas não resolve muito. Escapar de si mesmo é muito mais difícil. Primeiro precisamos reconhecer quais são os nossos hábitos que estão nos bloqueando.

Você precisa parar e pensar.
Quais são as suas dificuldades mais frequentes?
Qual o seu jeito de lidar com elas? Se você lida com elas sempre do mesmo jeito e continua tendo problemas tente mudar. É difícil mudar o nosso próprio comportamento.
Mas é possível e dá certo!

Escape de você mesmo e se liberte das amarras que estão te prendendo. Você vai se libertar de algo que você mesmo criou e vai aprender inglês muito melhor.

(Fonte: Carlos Gontow)

terça-feira, 5 de abril de 2011

O inglês no vestibular


Você escolhe o inglês como língua estrangeira no vestibular...
Você acha difícil entender o texto? E as questões?
A dica de hoje serve tanto para vestibulandos quanto para quem quer melhorar a compreensão do inglês escrito.

Durante a prova do vestibular não há muito tempo para resolver as questões, então você não pode gastar todo o seu tempo somente no texto de inglês, porque perderá minutos preciosos que poderiam ser gastos em questões mais complicadas.
Aqui vão algumas dicas de como interpretar um texto de forma rápida:

Compreensão Geral: Se você não sabe o significado de uma palavra, tente descobrir pelo contexto, em uma compreensão geral, ou tente descobrir através de uma dedução. Não gaste seu tempo tentando lembrar o que uma palavra isolada significa.

Cognatos: Os textos normalmente apresentam uma boa dose de cognatos, ou seja, aquelas palavras que são muito parecidas com as do nosso idioma. Os cognatos verdadeiros ajudam na compreensão do texto, mas é bom ficar atento para os Falsos Cognatos, é sempre bom conhecer aqueles mais comuns.

Scanning: Se você tiver tempo pode fazer um scanning, que consiste em ler o texto cuidadosamente, rastreando tudo que você acha que é importante, todo parágrafo ou linha.

Skimming: Se você não tiver com muito tempo, é conveniente só “passar o olho” pelo texto, identificando o tema e as principais palavras.

Palavras Repetidas: Algumas palavras aparecem muitas vezes no texto, se isso acontece é porque provavelmente ela é importante para a compreensão.

Informações Adicionais: Os dados contidos no texto são importantes. Dê atenção para os gráficos, datas, citações e períodos. Todos os elementos visuais e pistas tipográficas são úteis. Títulos, subtítulos, sempre mostram a proposta principal do texto.

Se você usar essas dicas terá mais chances de se dar bem em um vestibular ou na leitura diária.
Textos em inglês não são nenhum bicho de sete cabeças, você não tem que entrar em pânico toda vez que encontra um.


(Fonte: Fernanda Castro)

domingo, 3 de abril de 2011

Quanto tempo é necessário para aprender inglês?


Segundo o prof. Michael Jacobs, qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo. Isso não depende de inteligência ou aptidões especiais, apenas uma boa dose de querer.

A conta é simples. Se você estuda 3 horas semanais, normalmente 2 horários de uma hora e meia cada, o que é comum em escolas de idiomas, teremos:

1.200 / 3 = 400

Ou seja, 400 semanas de estudos, o que dá no final das contas aproximadamente 8 anos. Eu não quero esperar esse tempo todo para ser fluente em Inglês e você?
A única alternativa então é aumentar as horas de estudo semanais: ouvindo música, rádio, filmes, lendo livros, conversando. Não adianta fazer tudo isso tudo sem prestar atenção, o cérebro não vai armazenar nada se você não se esforçar. Recorro a um provérbio que diz o seguinte “No pain no gain”, algo como “Sem esforço não há recompensa”.

Vamos fazer uma outra conta. Digamos que você estude 2 horas por dia, assim teremos:

1.200 / 2 = 600

Neste caso 600 dias, menos de 2 anos.
Percebeu?
Não há milagre, não acredite em cursos rápidos que prometem fluência em 2 meses. Isso é charlatanice. Lembre-se: “No pain no gain”.

(Fonte: English Experts)